Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Disciplinas do Programa Optativas Sistemas Distribuídos e Redes CCO-129-4 - Tópicos em Sistemas Distribuídos e Redes: Computação Pervasiva

CCO-129-4 - Tópicos em Sistemas Distribuídos e Redes: Computação Pervasiva

O termo Pervasive Computing, aqui denominado Computação Pervasiva, refere-se a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação sem fio, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da Computação Ubíqua, “as mais profundas tecnologias são as que desaparecem”. Neste sentido, a Computação Pervasiva pode ser considerada como o oposto da Realidade Virtual. Enquanto na segunda o usuário penetra no mundo virtual criado pelos computadores, na primeira é a computação que penetra no mundo físico do usuário, construindo a ponte que liga esses dois mundos. O objetivo deste curso é apresentar aos alunos um conjunto de tecnologias, que estão sendo investigadas e usadas na Computação Pervasiva, e introduzir esses alunos, através de um conjunto de laboratórios, na programação de dispositivos pervasivos.

Aulas teóricas

1. Introdução à Computação Pervasiva: definição, princípios e tecnologias.
2. Dispositivos pervasivos: acesso à informação, identificação, controle, e entretenimento.
3. Software: Java, sistemas operacionais, middleware, segurança.
4. Integração: protocolos na Internet, mobilidade na Internet, voz, serviços Web, conectividade e descoberta de serviços.
5. Infra-estrutura de servidores: gateways, servidores de aplicação, portais na Internet, gerenciamento de dispositivos e sincronização.
6. Novos serviços: lar, negócios, viagens e consumo.

Aulas de laboratório

1. Alô mundo: introdução ao Java Micro Edition (JME) e ao NetBeans.
2. Socket TCP: criação de uma conexão TCP com um servidor.
3. Cadastro de contatos: desenvolvimento de uma aplicação para enviar dados de um contato (e.g., nome, email, telefone) para um servidor.
4. Hits: uso de HTTP para receber uma mensagem de um servidor.
5. Email: desenvolvimento de uma aplicação que envia emails.
6. Calculadora: criação de formulários personalizados e comandos.
7. Servidor TCP: implementação de um servidor TCP que espera conexões numa determinada porta e mostra as mensagens recebidas.
8. Agenda de contatos: implementação de navegabilidade entre diversos formulários e de persistência de dados num dispositivo móvel.
9. Agenda de contatos com sincronização: especialização do laboratório anterior para que o usuário possa enviar os dados de contato enquanto percorre os dados persistidos.
10. Consulta de ações: acesso a um serviço Web a partir de um dispositivo móvel, utilizando o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
11. Stream UDP: envio e recepção de streams, no dispositivo móvel, por meio do protocolo UDP (User Data Protocol).
12. Download de uma imagem: download de uma imagem disponível na Web, por meio do protocolo FTP (File Transfer Protocol).
13. Upload de um arquivo: realizar upload de um arquivo qualquer, para um servidor na Web, utilizando o protocolo FTP.

1 - U. Hansmann, L. Merk, M. S. Nicklous, T. Stober. Pervasive Computing. Second edition, Springer-Verlag, 2003, ISBN 3540002189.
2 - J. Burkhardt, H. Henn, S. Hepper, K. Rindtorff, T. Schaeck. Pervasive Computing: Technology and Architecture for Mobile. Addison Wesley, 2001, ISBN 0201722151.
3 - F. Stajano. Security for Ubiquitous Computing. John Wiley, 2002, ISBN 0470844930.
4 - W. Stallings. Wireless Communications and Networks. Second edition, Prentice Hall, 2004, ISBN 0131918354.
5 - L. J. Yi-Bing. Wireless and Mobile Network Architectures. John Wiley, 2001, ISBN 0471394920.