Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Disciplinas do Programa Optativas CCO-310 - Metodologia de Pesquisa

CCO-310 - Metodologia de Pesquisa

O objetivo da disciplina é abordar, de forma introdutória, quatro assuntos que podem ajudar na condução e estruturação de trabalhos científicos, de forma a produzir trabalhos com maior qualidade.

1) Conceitos sobre Métodos de Pesquisa: tipos de pesquisa, determinação de hipóteses, etc.

2) GQM – Goal, Question, Metric: organização do trabalho por meio do estabelecimento de metas, questões para avaliação das metas e métricas para medir o que foi alcançado

3) Revisão Sistemática: como fazer uma revisão de literatura de forma sistemática, estabececimento de um protoloco de busca, análise dos resultados, etc.

4) Noções sobre Estudos Experimentais: tipos de estudos, definição e planejamento de estudos, análise de resultados.

- KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. Tradução Cláudia Schilling; FátimaMurad. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1990.

- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

- SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

- THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. 108p.

- WOHLIN, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M.C., Regnell, B., and Wesslén, A. Experimentation in software engineering: an introduction. Kluwer Academic Publishers, Boston, 2000.

- SOLINGEN, R.; BERGHOUT, E. The goal, question, metric method: a practical guide for quality improvement of software development. Ed. McGraw Hill Comp.1999.

- livros, relatórios técnicos, periódicos, anais de congressos, etc.