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CCO-229-1 - Tópicos em Engenharia de Software: Integração das Práticas de Engenharia de Software e de IHC

Quantidade de créditos: 8
Total de horas de aulas teóricas: 60
Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos: 60

Objetivo:

Cobrir a oferta de disciplinas especiais, por visitantes e ou por docentes do próprio programa, para apresentar assuntos e ou novas tecnologias na área de Engenharia de Software.

Ementa:

1 - o uso de padrões no desenvolvimento de sistemas interativos (8 aulas)
a. o modelo de processo prototipação (1/2 aula)
i. coleta e refinamento de requisitos
ii. projeto rápido
iii. construção do protótipo
iv. avaliação do protótipo pelo cliente
v. refinamento do protótipo
vi. construção do produto
b. tipos de prototipação iterativa (1/2 aula)
i. não-operacional
ii. arranjado às pressas
iii. primeiro de uma série
iv. características selecionadas
c. desenvolvimento do estudo de caso 1, usando os conceitos de prototipação estudados (2 e 1/2 aulas)
d. padrões de ES e de IHC (1/2 aula)
i. conceitos
ii. linguagens
iii. padrões de ES
iv. padrões de IHC
e. aplicabilidade de padrões sobre a prototipação iterativa (1/2 aula)
f. desenvolvimento do estudo de caso 2, usando os conceitos de padrões e prototipação estudados (2 e 1/2 aulas)
g. analise e avaliação dos resultados dos estudos de caso 1 e 2 (1 aula)
2 - métodos de avaliação de usabilidade (8 aulas)
a. Avaliação Heurística (1 aula)
b. Desenvolvimento de estudo de caso 3 (2 e 1/2 aulas)
c. Teste com os usuários (1 aula)
d. Desenvolvimento de estudo de caso 4 (2 e 1/2 aulas)
e. Análise e avaliação dos resultados dos estudos de caso 3 e 4

Bibliografia:

1 - PRESSMAN, R. S. Software Engineering: A Practitioner's Aproach, 6th. ed., McGraw-Hill 2004..
2 - SOMMERVILLE, I.Software Engineering, 7th. ed., Addison-Wesley 2004.
3 - HIX, D.; HARTSON, H. R. Developing User Interfaces: Ensuring Usability Through Product & Process. EUA: Wiley & Sons Inc., 1993.
4 - PREECE, J. A Guide to Usability: Human Factors in Computing. Massachusetts, EUA: The Open University, 1995..
5 - NIELSEN, J. Usability Engineering. California, EUA: Academic Press, 1993.
6 - GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R.; E VLISSIDES, J. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Boston, EUA: Addison-Wesley, 1995.
7 - BUSCHMANN, F.; MEUNIER, R.; ROHNERT, H.; SOMMERLAD, P.; E STAL, M. Pattern-Oriented Software Architecture, Volume 1: A System of Patterns. Chichester, Inglaterra: John Wiley & Sons Ltd., 1996.
8 - WELIE, M. VAN. Pattern in Interaction Design. Disponível em <http://www.welie.com>.
9 - TIDWELL, J. User Interface Patterns and Techniques. Disponível em: <http://timer-tripper.com/uipatterns>
10 - BORCHERS, J. O. A Pattern Approach to Interaction Design. Chichester, UK: John Wiley & Sons Ltd., 2001.

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