Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Disciplinas do Programa Optativas Processamento de Imagens e Sinais CCO-749-4 - Tópicos em Processamento de Imagens e Sinais: Computação Ubíqüa

CCO-749-4 - Tópicos em Processamento de Imagens e Sinais: Computação Ubíqüa

Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos:60

Segundo Frank Stajano, da Universidade de Cambridge, a computação ubíqüa "é a visão de um mundo no qual o custo do poder computacional e das comunicações digitais tornam-se tão baratos a ponto de poderem ser embutidos em todos os objetos que nos cercam no dia-a-dia”.

A idéia básica da computação ubíqua é que a computação move-se para fora das estações de trabalho e computadores pessoais e torna-se pervasiva em nossa vida cotidiana. Marc Weiser, considerado o pai da computação ubíqua, vislumbrou há uma década atrás que, no futuro, computadores habitariam os mais triviais objetos: etiquetas de roupas, xícaras de café, interruptores de luz, canetas, etc, de forma invisível para o usuário. Este curso discute as principais questões e tecnologias envolvidas neste mundo de Weiser, em que devemos aprender a conviver com computadores, e não apenas a interagir com eles.

1 - Introdução
• Definição
• Áreas de aplicação
• Ciência de Contexto
• Desafios

2 - Os Desafios da Computação Ubíqüa
• Interfaces naturais
• Aplicações cientes de contexto
• Estruturas de captura e acesso

3 - Dispositivos
• Controles
• Embarcados
• Acesso à informação
• Entretenimento

4 - Software
• Aplicação
• Sistemas operacionais
• Middleware

5 - Conectividade
• Redes de sensores
• Redes sem fio de longa distância
• Redes sem fio de curta distância
• Redes domésticas

6 - Segurança
• Conceitos básicos
• Segurança da comunicação sem fio
• Segurança da computação ubíqüa

7 - Descoberta de Recursos
8 - Adaptabilidade
9 - Sincronização
10 - Conclusões

1 - Weiser, M. (1991), "The Computer for the 21st Century", Scientific American, vol.265, no.3,Setembro., pp.94-104.
2 - Lyytinen, Kalle. e Yoo, Youngjin. "Issues and Challenges in Ubiquitous Computing" In Communications of the ACM, Vol. 45, No. 12. December 2002.
3 - Hansmann, U., Merk, L., Nicklous, M.S., Stober, T. (2001) "Pervasive Computing Handbook", Ed. Springer. 409 pags.
4 - Burkhard, T J., Henn, H., Hepper, S., Rindtorff, K., Schack, T. (2002) "Pervasive Computing: Technology and Architecture of Mobile Internet Applications". Ed. Addison-Wesley. 410 pags.
5 - Jessup, Leonard M. e Robey, Daniel. "The Relevance of Social Issues in Ubiquitous Computing Environments", In Communications of the ACM, Vol. 45, No. 12. December 2002.
6 - Schilit, Bill N., Norman I. Adams and Roy Want (1994). Context-aware computing applications. In the Proceedings of the 1st International Workshop on Mobile Computing Systems and Applications, Santa Cruz, CA, IEEE. December 1994.
7 - Anind K. Dey and Gregory D. Abowd. "The Context Toolkit: Aiding the Development of Context-Aware Applications", in the Workshop on Software Engineering for Wearable and Pervasive Computing , Limerick, Ireland, June 6, 2000.
8 - Como aplicar a tecnologia Java para dispositivos pequenos: www.javaworld.com.
9 - Documentos sobre Java: http://java.sun.com/infodocs
10 - Tutoriais sobre Java: http://java.sun.com/docs/books/tutorial
11 - Sobre o J2ME em. http://www.java.sun.com/products/j2me
12 - Waldman, H. e Yacoub, M. D.(1997) "Telecomunicações - Princípios e Tendências", Serie Universidade, Editora Erica, 287 págs.
13 - Christensen, G., Florack, P. G. e Duncan, R. (2001) "Wireless Intelligente Networking". Mobile Communications Series, Artech House, 418 pags.
14 - Harte, L., Levine, R. e Kikta, R.(2002) "3G Wireless Demystified". McGraw-Hill, 496 pags.
15 - Dornan, A. (2001) "Wireless Communication: o guia essencial de comunicação sem fio". Editora Campus, Rio de Janeiro.
16 - Weatherall, J. and Jones, A. (2002) "Ubiquitous Networks and their Applications". IEEE Wireless Communications, Fevereiro.