Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Disciplinas do Programa Optativas Sistemas Distribuídos e Redes CCO-117 – TV Digital: Interatividade e Aspectos Computacionais

CCO-117 – TV Digital: Interatividade e Aspectos Computacionais

Objetivos:

Propiciar condições para que os alunos possam entender, de maneira ampla, os principais conceitos envolvidos nos diversos níveis de arquitetura de um sistema de TV Digital; Propiciar ao aluno condições para o desenvolvimento de habilidades para a concepção e construção de aplicações interativas com sincronização de mídias para tv digital; Promover o estudo e pesquisa em assuntos do estado da arte em áreas relalcionadas a TV Digital, em particular as referentes a interatividade e aos aspectos computacionais. Promover a reflexão sobre o futuro da TV Digital frente aos avanços da TV sobre IP.

1. Arquitetura de Sistemas de TV Digital Terrestre

2. Representação e Compressão de Áudio e de Vídeo

3. Transmissão e Multiplex de Áudio e Vídeo

4. Midleware para TV Digital

5. Linguagens Declarativas e Imperativas para TV Digital

6. Interatividade e Aplicações para TV Digital

7. IPTV

8. Tópicos de Pesquisa em TV Interativa

Bibliografia Inicial:

1. Proceedings of the IEEE - Special Issue on Global Digital Television:

Technology and Emerging Services ,Volume: 94  Issue: 1   Date: Jan. 2006.

2. Design and implementation of broadcast file system based on DSM-CC

data carousel protocol - H Zhang, T Jiang, Z Gu, S Zheng - IEEE Transactions on Consumer Electronics, 2004.

3. INTERACTION DESIGN PRINCIPLES FOR INTERACTIVE TELEVISION

Karyn Y. Lu Georgia Institute of Technology In Partial Fulfillment Of the Requirements for the Degree Master of Science in Information Design and Technology

4. SV Wunnava, V Jayaram - Delivering the Promise of IPTV: Comprehensive

Report, International Engineering Consortium, 2006.

5. Video Streaming: Concepts, Algorithms and Systems -John G. Apostolopoulos, Wai- tian Tan, Susie J. Wee Mobile and Media Systems Laboratory HP Laboratories Palo Alto.

6. Interactive TV in a digital era: A standards perspective GRIFFIS Patrick D.

SMPTE journal  (SMPTE j.)  ISSN 0036-1682 ,2002, vol. 111, no6, pp. 280-284, Publisher: Society of Motion Picture and Television Engineers, White Plains, NY

7. Digital Television, Third Edition: Satellite, Cable, Terrestrial, IPTV, Mobile TV in the DVB Framework - Herve Benoit, 304 pages, # Publisher: Focal Press; 3 edition (February 4, 2008).

# Language: English

# ISBN-10: 0240520815

# ISBN-13: 978-0240520810

8. Digital Interactive TV and Metadata: Future Broadcast Multimedia (Signals and Communication Technology), Artur Lugmayr, Samuli Niiranen, Seppo Kalli

# Publisher: Springer; 1 edition (June 22, 2004).

# Language: English

# ISBN-10: 0387208437