Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Disciplinas do Programa Optativas Sistemas Distribuídos e Redes CCO-129-5 - Tópicos em Sistemas Distribuidos e Redes: Recomendação e Publicidade baseada em Conhecimento Extraído da Web e da TV Digital Interativa

- Contribuir com a formação do aluno com o ensino de técnicas de aproveitamento de conhecimento, extraído de aplicações Web e de TV Digital, na formulação de aplicações de sistemas de recomendação e de publicidade.

- Incentivar os alunos a planejar e conceber novas aplicações com esse conhecimento

1. Revisão de Conceitos Básicos sobre Mineração de Dados, Credibilidade e Avaliação.
2. Sistemas de Recomendação: fundamentos, rating, perfis de itens e usuários, recomendação baseada em conteúdo, filtragem colaborativa, métodos híbridos e avaliação.
3. Algoritmos: pessoa-pessoa, item-item, métodos matriciais e baseados em grafos.
4. Publicidade: publicidade de busca e contextual.
5. Marketing digital em TV interativa, móvel e SMS.
6. Outros tópicos: privacidade e redes sociais.

1. WITTEN, I.H.; FRANK, E. Data mining: practical machine learning tools and techniques. Morgan Kaufmann Publishers, 2005.

2. DIETMAR, J., ZANCHER, M., KONSTAN, J. Special issue on Recommender Systems. Journal Al Communications. IOS Press. ISSN 0921-7126. V21, Number 2-3. 2008.

3. LEKAKOS, G.; CHORIANOPOULOS, k. Interactive Digital