Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Institucional

Apresentação do PPGCC

 

O objetivo do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPG-CC) da UFSCar é formar profissionais altamente qualificados, que tenham condições de atuar tanto na carreira acadêmica como no mercado de trabalho. A proposta do PPG-CC quanto à sua atuação em aspectos de formação e pesquisa é cobrir de forma abrangente as grandes áreas da computação, acompanhando a evolução do estado da arte e investindo na pesquisa e ensino de tópicos atuais e inovadores.

O PPG-CC está estruturado em quatro linhas de pesquisa, a saber: Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador (ES); Inteligência Artificial (IA); Processamento de Imagens e Sinais: Algoritmos e Arquiteturas (PIS) e Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores (SDR).

O programa iniciou suas atividades em 1988 com o curso de mestrado e, desde então, foram titulados mais de 430 mestres. Ao longo de sua existência o PPG-CC viveu períodos que marcaram sua história e podem ser divididos em três fases principais.

Na fase de implantação, que incluiu os primeiros anos após sua criação, o programa iniciou suas atividades com seis docentes e onze alunos ingressantes e uma única área de concentração denominada Sistemas Avançados de Processamento.

Na segunda fase, que consideramos a fase de crescimento, iniciada em 1995, o número de docentes credenciados teve um aumento significativo com a titulação dos membros do DC na época. Em função desse crescimento e do dinamismo característico da área de computação, o programa passou por uma reestruturação profunda, quando se organizou em torno das quatro linhas de pesquisa que permanecem até os dias de hoje. Nessa fase, o corpo docente adquiriu experiência de orientação e se consolidou como um grupo de pesquisadores qualificado.

A terceira e última fase, em que nos encontramos nos dias de hoje e chamamos de fase de revitalização, iniciou por volta de 2004 quando a situação do programa e seus objetivos voltaram a ser profundamente discutidos e reavaliados. Essa fase caracteriza-se pelas mudanças na conscientização e posicionamento dos docentes do programa no sentido de se consolidar como um programa de destaque no cenário regional, nacional e internacional.

A cidade de São Carlos é um pólo de alta tecnologia, o que nos coloca em uma posição privilegiada quanto à demanda pelo nossos cursos de mestrado e doutorado e quanto à possibilidade de interação com empresas do ramo. Além disso, a cidade se localiza na região central do estado, onde é grande o número de instituições de ensino superior, públicas e privadas, e de empresas de tecnologia, aspectos estes que também geram demanda por recursos humanos especializados cientifica e tecnologicamente. Uma situação semelhante reflete-se no cenário nacional, uma vez que o programa sempre recebeu, desde a sua criação, alunos de diversos estados do país.

Ações do documento

 

WebMail