Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mestrado Ingresso Informações Gerais para Ingresso no Mestrado

Informações Gerais para Ingresso no Mestrado

Regras Gerais:

Aluno Regular

Para se tornar aluno regular do PPG-CC/UFSCar, é preciso passar por um processo seletivo. O processo seletivo de aluno regular é realizado duas vezes ao ano. O processo seletivo realizado no segundo semestre de cada ano se destina ao ingresso no ano seguinte. O processo seletivo realizado no primeiro semestre  se destina ao ingresso no segundo semestre do ano corrente.

A partir do primeiro semestre de 2014 os processos seletivos do PPG-CC/UFSCar passaram a ser regidos por Editais específicos, que especificam todo o processo, suas etapas, calendário, documentação necessária, entre outros. 

  • Exame escrito. Desde o segundo semestre de 2014 tem sido obrigatória a realização  “Exame Nacional de Admissão na Pós-Graduação em Computação”, oPOSCOMP, do ano corrente ou do ano anterior. 

Em São Carlos, o Exame nacional POSCOMP é realizado alternadamente na UFSCar ou no ICMC-USP.

 

Deve-se fazer inscrição para o POSCOMP e também para o programa da UFSCar. A inscrição para o POSCOMP NÃO implica na inscrição automática para processo seletivo do Programa. 

 

 

Aluno especial

 

Portadores de diploma de graduação não matriculado no PPG-CC podem se inscrever em disciplinas determinadas que possam contribuir para o seu trabalho em outra instituição ou para o seu aprimoramento profissional. O aluno especial não possui vínculo com os cursos de Mestrado ou de Doutorado do PPGCC/UFSCar, estando matriculados apenas nas disciplinas de forma isolada.

Os candidatos devem entregar a documentação abaixo relacionada na data especificada no calendário acadêmico, sendo que a aceitação passa por processo interno de avaliação.

 

Documentação para inscrição de aluno especial

  • Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação completo ("sujo");
  • Cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação, ou atestado de que esteja cursando o último ano de graduação com mais de 80% das disciplinas concluídas;
  • documento comprovando a matrícula (se for aluno  de outro programa de pós-graduação) e
  • Preencher, dentro do prazo de inscrições, o formulário de pré cadastro que receberá após a entrega da documentação na secretaria.

 

As inscrições de alunos especiais podem ser feitas na secretaria do programa no período estipulado no calendário do semestre e ano corrente com a apresentação da documentação solicitada.

A inscrição poderá ser feita também por e-mail no período definido no calendário do semestre e ano corrente. A documentação solicitada deverá ser encaminhada via e-mail para o endereço <ivan.rogerio@dc.ufscar.b> com o seguinte formato.

Assunto: PPGCC - Inscrição aluno especial 2/2016 - Nome completo do(a) candidato(a)"

Mensagem: Lista das disciplinas/códigos que deseja se inscrever.

Os demais procedimentos são iguais às inscrições presenciais.

 

Aluno Especial Graduando (trilha)

Podem ser candidatos a aluno especial graduando (trilha) os que satisfazem os seguintes critérios:

  • Estar cursando o último ano da graduação na data da matrícula como aluno especial com previsão de se formar até o final do ano corrente;
  • Ter média geral acima de 7,0;
  • Ter um orientador do programa o apresentando ao PPG-CC;
  • Ter no máximo 5 reprovações na graduação.


A inscrição de aluno especial graduando (trilha) pode ser feita na secretaria do programa ou por correio, no período estipulado no calendário do ano corrente, com a apresentação da documentação solicitada.

Ao término de sua graduação, o aluno especial graduando (trilha) pode se tornar regular, submetendo-se ao processo seletivo geral (acesse Processo Seletivo).

 

Documentação para inscrição de aluno especial graduando (trilha)

  • declaração de que irá cursar o último ano da graduação durante o ano de ingresso no programa como aluno especial graduando;
  • Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação completo ("sujo");
  • cartas de recomendação de profissionais com título de doutor ou mestre. A carta de recomendação deve ser feita em formulário próprio do PPG-CC e pode, opcionalmente, ser enviada por e-mail diretamente para a secretaria do programa:secppgcc@dc.ufscar.br;
  • carta de apresentação do orientador, evidenciando que o aluno tem perfil de pesquisador e indicando a linha de pesquisa; e
  • uma foto 3 x 4, recente.

 

Ações do documento

 

WebMail