Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mestrado Informações Gerais para Ingresso no Mestrado

Informações Gerais para Ingresso no Mestrado

 

Edital dp Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado no Segundo Semestre de 2014 (clique aqui)

 

Regras Gerais:

Aluno Regular

Para se tornar aluno regular do PPG-CC/UFSCar, é preciso passar por um processo seletivo. O processo seletivo de aluno regular é realizado duas vezes ao ano. O processo seletivo realizado no segundo semestre de cada ano se destina ao ingresso no ano seguinte. O processo seletivo realizado no primeiro semestre  se destina ao ingresso no segundo semestre do ano corrente.

A partir do primeiro semestre de 2014 os processos seletivos do PPG-CC/UFSCar passaram a ser regidos por Editais específicos, que especificam todo o processo, suas etapas, calendário, documentação necessária, entre outros. 

  • Exame escrito. Para todos os candidatos é recomendado o “Exame Nacional de Admissão na Pós-Graduação em Computação”, oPOSCOMP, do ano corrente.  

Em São Carlos, o Exame nacional POSCOMP é realizado alternadamente na UFSCar ou no ICMC-USP.

 

Deve-se fazer inscrição para o POSCOMP e também para o programa da UFSCar. A inscrição para o POSCOMP NÃO implica na inscrição automática para processo seletivo do Programa. 

 

 

Aluno especial

 

Portadores de diploma de graduação não matriculado no PPG-CC podem se inscrever em disciplinas determinadas que possam contribuir para o seu trabalho em outra instituição ou para o seu aprimoramento profissional. O aluno especial não possui vínculo com os cursos de Mestrado ou de DOutorado do PPGCC/UFSCar, estando matriulados apenas nas disciplinas de forma isolada.

Os candidatos devem entregar a documentação abaixo relacionada na data especificada no calendário acadêmico, sendo que a aceitação passa por processo interno de avaliação.

 

Documentação para inscrição de aluno especial

  • Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação completo ("sujo");
  • Cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação, ou atestado de que esteja cursando o último ano de graduação com mais de 80% das disciplinas concluídas;
  • documento comprovando a matrícula (se for aluno  de outro programa de pós-graduação) e
  • ficha de inscrição de alunos especiais devidamente preenchida (formulários e modelos);

 

As inscrições de alunos especiais podem ser feitas na secretaria do programa ou por correio, no período estipulado no calendário do ano corrente, com a apresentação da documentação solicitada.

 

Aluno Especial Graduando (trilha)

Podem ser candidatos a aluno especial graduando (trilha) os que satisfazem os seguintes critérios:

  • Estar cursando o último ano da graduação na data da matrícula como aluno especial com previsão de se formar até o final do ano corrente;
  • Ter média geral acima de 7,0;
  • Ter um orientador do programa o apresentando ao PPG-CC;
  • Ter no máximo 5 reprovações na graduação.


A inscrição de aluno especial graduando (trilha) pode ser feita na secretaria do programa ou por correio, no período estipulado no calendário do ano corrente, com a apresentação da documentação solicitada.

Ao término de sua graduação, o aluno especial graduando (trilha) pode se tornar regular, submetendo-se ao processo seletivo geral (acesse Processo Seletivo).

 

Documentação para inscrição de aluno especial graduando (trilha)

  • declaração de que irá cursar o último ano da graduação durante o ano de ingresso no programa como aluno especial graduando;
  • Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação completo ("sujo");
  • cartas de recomendação de profissionais com título de doutor ou mestre. A carta de recomendação deve ser feita em formulário próprio do PPG-CC e pode, opcionalmente, ser enviada por e-mail diretamente para a secretaria do programa:secppgcc@dc.ufscar.br;
  • carta de apresentação do orientador, evidenciando que o aluno tem perfil de pesquisador e indicando a linha de pesquisa; e
  • uma foto 3 x 4, recente.

 

Ações do documento

 

WebMail