Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Orientações gerais Bolsas, Auxílios e Publicações

Bolsas, Auxílios e Publicações

Bolsas de estudo

O PGG-CC conta com diversas bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela CAPES e pelo CNPq (bolsas-cota).

Para mestrado as bolsas são distribuídas de acordo com a disponibilidade de bolsas atual, a classificação dos alunos no POSCOMP e seu desempenho acadêmico geral. Ao fim de cada semestre a lista é atualizada considerando também os conceitos obtidos pelos alunos nas disciplinas e no Relatório de Atividades.

Para o doutorado as bolsas são distribuídas levando em consideração diversos fatores de cada candidato. Os interessados em concorrer a uma das bolsas do PPG-CC devem encaminhar e manter atualizado na secretaria as notas das disciplinas do doutorado (exclui-se PESCD ou correlata) e as publicações em eventos e periódicos do aluno nos últimos 3 anos. As publicações devem estar comprovadas, com cópia dos anais ou periódicos. A Comissão de Bolsas do PPG-CC analisa a classificação e decide casos de empate.

Ainda é possível submeter projetos para as agências de fomento como CNPq e FAPESP. Além disso, o corpo discente do PPG-CC participa de diversos projetos de pesquisa que disponibilizam bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos.

Formulário de Candidatura a Bolsa: A partir de Setembro de 2015, todo aluno que queira se candidatar a uma bolsa, seja de mestrado ou de doutorado, deverá preencher o Formulário e entregar na secretaria do PPG-CC. Esse formulário deve ser atualizado a cada início de semestre, para que a candidatura seja mantida. Alunos que não entregarem serão considerados como não tendo interesse em receber bolsa. 

Para maiores detalhes, acesse Regimento e Resoluções.

 

Auxílios à Publicação de Artigos em Anais Eventos

Quando um aluno do PPG-CC tem um artigo aprovado em um evento (conferência, simpósio, workshop, etc), seja ele nacional ou internacional, um auxílio financeiro para pagamento das taxas de inscrição pode ser solicitado, desde que o evento seja qualificado pela CAPES (Documento de Área da Computação). O PPGCC não dispõe de recursos financeiros para auxílio a despesas de viagem.

Para fazer a solicitação, o aluno deve entrar na sua área pessoal desse site, verificar as Resoluções atuais e confirmar se o evento/artigo satisfaz as exigências para o auxílio. Em caso positivo, deve encaminhar a documentação indicada (disponível na área restrita aos discentes) para a secretaria do PPG-CC por meio do sistema de protocolo.

A documentação será analisada por uma comissão responsável e, uma vez aprovada, a solictação será enviada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFSCar, que é o setor responsável pelo pagamento do auxílio financeiro. O prazo para o pagamento ser efetuado depende da demanda da comissão avaliadora e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar.

Para maiores detalhes, acesse Regimento e Resoluções.


Auxílios à Publicação de Artigos em Periódicos

Tem aumentado a quantidade de periódicos que adotam a política de cobrar taxas para a publicação de artigos, para que sejam disponibilizados de forma totalmente aberta. Nesses casos, quando um aluno do PPG-CC tem um artigo aprovado em um periódico seja ele nacional ou internacional, poderá solicitar o apoio do PPGCC para o pagamento das taxas de publicação. Para tanto, é preciso encaminhar uma solicitação, juntamente com: a) comprovante de aceitação, em que o aluno seja o primeiro autor; b) comprovante do valor das taxas de publicação; c) informações sobre a política de publicação da editora, que comprove o caráter aberto da publicação. A solicitação será analisada com base na classificação (Qualis-CC/CAPES) do periódico. Em casos excepcionais, periódicos não classificados no Qualis-CC poderão ser considerados, com base no fator de impacto.

 

A documentação será analisada por uma comissão responsável e, uma vez aprovada, a solictação será enviada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFSCar, que é o setor responsável pelo pagamento do auxílio financeiro. O prazo para o pagamento ser efetuado depende da demanda da comissão avaliadora e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar.


Auxílio à Revisão de Textos

O PPGCC aloca parte dos recursos (PROAP/CAPES) para apoio à revisão de textos em inglês. Este recurso é, em geral, bastante limitado, e portanto se destina a apoiar publicações de maior impacto, tais como a publicação de artigos em periódicos de maior impacto ou conferências importantes na área e com alta seletividade. Este recurso pode ser solicitado por discente ou docente do PPGCC.

Para este auxílio, deve-se encaminhar a solicitação diretamente ao Coordenador, com cópia para a Secretaria do PPGCC. A Coordenação irá avaliar e, uma vez aprovada, a solictação será enviada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFSCar, que por sua vez encaminhará o documento à empresa contratada para revisar os textos. O prazo para o retorno das revisões pode variar em função da demanda e da disponibilidade do recurso. Estima-se, que em condições normais, a revisão leve em torno de um mês.

 
 
Ações do documento

 

WebMail