Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Orientações gerais Estágio em Docência - PESCD

Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente

1. Introdução
 
O Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD - é destinado a aprimorar a formação de discentes de Pós-Graduação, oferecendo-lhes adequada preparação pedagógica, através de estágio supervisionado em atividades didáticas de graduação. Podem participar do PESCD os alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, Mestrado ou Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos.
 
Nesta página são descritas orientações aos alunos com relação ao estágio PESCD. Leia-a atentamente e consulte os links no final da página.
 
2. Coordenação do PESCD
 
No PPGCC, existe um coordenador do programa PESCD, responsável por fazer as devidas orientações aos alunos e acompanhar o estágio. Qualquer dúvida ou solicitação referente ao PESCD deve ser dirigida ao coordenador PESCD. IMPORTANTE: consulte sempre a norma do PESCD (link no final da página) e as informações desta página, pois muitas das dúvidas são respondidas aqui.
 
Atualmente, o coordenador do PESCD é o prof. Ricardo Rodrigues Ciferri.
 
3. Obrigatoriedade
 
No PPGCC/UFSCar, o estágio PESCD é obrigatório para todos os alunos de doutorado, bolsistas e não-bolsistas. O objetivo é fazer com que esses alunos se aproximem das atividades de docência realizadas no âmbito do DC/UFSCar. O aluno de doutorado deve realizar o estágio PESCD por no mínimo 02 (dois) e no máximo 03 (três) semestres letivos.
 
Para alunos de mestrado, o estágio PESCD é opcional, e limita-se ao prazo máximo de 02 (dois) semestres letivos. Caso o mestrando queira vivenciar um pouco da experiência docente, trata-se de uma excelente oportunidade para aprender com professores capacitados e lidar com os diferentes aspectos do ensino em nível de graduação.
 
4. Dispensa do estágio
 
O docente de ensino superior que comprove tais atividades poderá ser dispensado do PESCD. Para isso, ele deve apresentar ao coordenador do PESCD documentação que comprove essa experiência. Se aprovada, a dispensa será concedida com a equivalência de 1 (um) semestre de estágio PESCD para cada 30 horas-aula do docente em ensino superior.
 
A documentação é avaliada pelo coordenador PESCD, e submetida para homologação em uma das reuniões mensais da CPG, quando então passa a constar como aprovada, se for o caso. No entanto, a dispensa só será convalidada em créditos no final do semestre letivo para o aluno que tenha efetuado a matrícula em uma ou mais disciplinas PESCD (seção 6).
 
Mais informações sobre a documentação necessária e o processo de dispensa encontram-se na norma do PESCD (link no final da página).
 
5. Tutoria EaD
 
É possível convalidar uma tutoria EaD (e no máximo uma) em um estágio PESCD. A única restrição é que a tutoria seja realizada dentro do período do curso (mestrado/doutorado), e que não tenha sido realizada no mesmo semestre que outro estágio PESCD.
 
IMPORTANTE: o procedimento para convalidação de tutoria EaD é diferente da dispensa descrita na seção anterior. O aluno deve realizar todos os procedimentos como se fosse um estágio PESCD presencial (seção 7).
 
A convalidação de tutoria EaD em PESCD também exige matrícula, como descrito na próxima seção.
 
6. Matrícula
 
A realização do estágio PESCD confere ao aluno 2 créditos (30 horas), a serem contabilizados no correspondente curso de pós-graduação. Para obter os créditos de 1 (um) estágio, seja realizando-o naquele semestre, sendo dispensado ou convalidando tutoria EaD, o aluno deve se matricular em 1 (uma) das disciplinas do PESCD. Atualmente, as seguintes disciplinas PESCD são oferecidas:
 
CCO-993: Mestrado/Doutorado
CCO-994: Doutorado
CCO-995: Mestrado/Doutorado
CCO-996: Mestrado/Doutorado
CCO-997: Mestrado/Doutorado
 
Assim, cada disciplina matriculada dá direito, ao término daquele semestre letivo, a 2 (dois) créditos. IMPORTANTE: para obter os créditos referentes a dois estágios (4 créditos), o aluno deve se matricular em duas disciplinas DIFERENTES. Caso, por exemplo, um aluno se matricule na mesma disciplina (por exemplo, CCO-993) em dois semestres diferentes, só serão contabilizados os créditos referentes à última matrícula.
 
Ainda com relação à matrícula, existem três situações diferentes que merecem ser analisadas com atenção pelo aluno, descritas a seguir.
 
6.1. Para aluno que esteja solicitando dispensa por ser docente de ensino superior
 
Como já discutido, 30 horas-aula de experiência comprovadas dão direito à dispensa de 1 (um) semestre de estágio PESCD. Como para o aluno de doutorado é obrigatória a realização de 2 (dois) semestres no mínimo, ele precisará ter comprovação de 60 horas-aula para ser completamente dispensado do estágio. Caso só tenha, por exemplo, 40 horas-aula de experiência comprovadas, somente poderá ser dispensado de 1 (um) semestre, sendo necessária a realização do outro estágio obrigatório ao longo do seu curso.
 
Assim, a orientação ao aluno de doutorado que esteja solicitando dispensa completa (quatro créditos) é a seguinte:
 
- Período de matrícula: matricule-se em duas disciplinas PESCD diferentes (pode ser as duas no mesmo semestre. Dica: faça isso logo no primeiro ou segundo semestre do curso, para obter os créditos mais rapidamente);
- Ao longo do semestre letivo, de preferência no primeiro mês: entregue a documentação comprobatória ao coordenador do PESCD. Aguarde a notificação de que sua documentação foi analisada e aprovada; e
- Término do semestre letivo: confira se seus créditos (no total de quatro) foram contabilizados.
 
6.2. Para aluno que irá realizar o PESCD em disciplina presencial
 
A realização de um estágio PESCD exige, como já discutido, a matrícula em uma das disciplinas oferecidas. A única restrição é que não podem ser realizados dois estágios no mesmo semestre letivo. Portanto, a orientação ao aluno que irá realizar o PESCD em disciplina presencial é a seguinte:
 
- Período de matrícula: matricule-se em uma disciplina PESCD;
- Ao longo do semestre letivo: aguarde instruções do coordenador do PESCD com o calendário e os procedimentos necessários para execução do estágio (mais informações na seção 7); e
- Ao término do semestre letivo: confira se seus créditos (no total de dois) foram contabilizados.
 
Siga as orientações acima a cada semestre, lembrando-se de que é necessário matricular-se em disciplinas diferentes a cada vez.
 
6.3. Para aluno que irá realizar o PESCD como tutor virtual EaD
 
O procedimento de matrícula neste caso é o mesmo descrito na seção anterior. As diferenças são:
 
- A tutoria pode ter sido realizada em um período anterior que não coincida exatamente com o semestre letivo da matrícula. Isso acontece porque o calendário das disciplinas EaD é diferente do calendário presencial;
- Ainda que a tutoria tenha sido realizada anteriormente, o aluno irá entregar as documentações solicitadas pelo coordenador e seguir o calendário como se estivesse fazendo o estágio NAQUELE SEMESTRE; e
- Não é permitido acumular/convalidar uma tutoria EaD e um estágio PESCD presencial em um mesmo semestre, pois é como se os dois estivessem sendo realizados simultaneamente, o que é proibido pela CAPES.
 
Portanto, a orientação ao aluno que irá realizar o PESCD como tutor virtual EaD é a seguinte:
 
- Período de matrícula: matricule-se em uma disciplina PESCD;
- Ao longo do semestre letivo: aguarde instruções do coordenador do PESCD com o calendário e os procedimentos necessários para execução do estágio (mais informações na seção 7); e
- Ao término do semestre letivo: confira se seus créditos (no total de dois) foram contabilizados.
 
7. Condução do estágio
 
Assim que estiver matriculado em uma disciplina PESCD, aguarde, no início do semestre letivo, as instruções do coordenador do PESCD. As etapas do estágio são as seguintes:
 
7.1. Escolha de uma disciplina: o aluno deverá, junto com seu orientador, escolher uma disciplina para realizar o estágio. Ao final desta página, você encontrará um link com a lista das disciplinas passíveis de escolha. Dê preferência a essas disciplinas, pois já foram analisadas e consideradas pelas coordenações dos respectivos cursos como adequadas para o estágio, segundo orientações da CAPES. Excepcionalmente, é permitido que o aluno realize o estágio em uma disciplina não listada, desde que obedecidos os critérios definidos na norma do PESCD (link no final da página). Em particular, é necessário haver compatibilidade da disciplina com as linhas de pesquisa do PPGCC.
 
7.2. Elaboração de um plano de trabalho: o aluno deverá, junto com os demais envolvidos no PESCD (docente da disciplina, orientador do PPG-CC e coordenador do PESCD), elaborar um plano de trabalho para o estágio. Existe uma série de regras e requisitos estabelecidos pela CAPES para o planejamento das atividades. Consulte a norma do PESCD (link no final da página) para saber os detalhes. Procure utilizar também o modelo de plano de atividades dispinível no final da página, pois ele já está formatado para melhor guiá-lo no planejamento. Outra dica é consultar o coordenador do PESCD, e enviá-lo uma prévia, durante a elaboração do plano. Como o mesmo deve ser assinado e datado por todos os envolvidos (aluno, docente, orientador e coordenador PESCD), procure evitar erros que causem necessidade de imprimir novamente e coletar a assinatura de todos desnecessariamente. IMPORTANTE: há um prazo para entrega do plano, definido pelo coordenador do PESCD e informado aos alunos matriculados a cada semestre. Procure cumprir o prazo para evitar problemas.
 
7.3. Execução das atividades: o aluno deve conduzir as atividades conforme planejado, e sempre acompanhado pelo docente da disciplina.
 
7.4. Entrega do relatório final: o relatório final deve descrever as atividades realizadas, para que o coordenador do PESCD possa conferir sua adequação ao plano original e aos objetivos do PESCD. Sua elaboração é de responsabilidade também de todos os envolvidos (aluno, docente, orientador e coordenador PESCD), portanto evite problemas revisando bem o documento antes de coletar as assinaturas. IMPORTANTE: há um prazo para entrega do relatório, definido pelo coordenador do PESCD e informado aos alunos matriculados a cada semestre. Procure cumprir o prazo para evitar problemas.
 
7.5. Entrega de material didático: junto com o relatório final, o aluno deverá entregar todo o material didático produzido durante o estágio. O formato de entrega será definido pelo coordenador do PESCD.
 
7.6. Entrega da nota: a nota do estágio, que irá constar no histórico, é atribuída pelo docente da disciplina. Ele é o único responsável por avaliar a atuação do aluno durante o estágio, e comunicar o conceito que julgar apropriado ao coordenador do PESCD, que por sua vez repassará a nota à secretaria do PPGCC.
 
8. Outras considerações e orientações
 
Procure conhecer a norma do PESCD, e os detalhes que regem o programa. Quase todas as dúvidas podem ser sanadas por uma leitura atenta desta página e da norma. Se algo não estiver claro, ou estiver com dúvidas, ou se tiver sugestões de melhoria desta página, entre em contato diretamente com o coordenador do PESCD.
 
Durante o estágio, procure frequentar todas as aulas, o semestre todo. Procure interagir com o docente da disciplina, e também com os alunos, de forma a tirar o máximo proveito da experiência.
 
Bom trabalho!
 
9. Links
 

Ações do documento

 

WebMail