Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador
Abrange tópicos relevantes à pesquisa e desenvolvimento de conceitos, metodologias e técnicas em Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano-Computador. Os principais projetos que têm sido abordados atualmente nesse contexto estão relacionados abaixo.
Engenharia de Software - os projetos enfocam: Teste e Validação de Sistemas, Qualidade de Software, Engenharia Reversa e Reengenharia de Software Orientadas a Objetos, Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos, Engenharia de Requisitos de Software, Paradigma Transformacional de Desenvolvimento de Software, Ferramentas e Técnicas para desenvolvimento de software, Reutilização de Software e Desenvolvimento de Software na Computação Ubíqua.
Banco de Dados - neste tema são abordados a Recuperação de Informação em Banco de Dados Multimídia envolvendo Busca por Conteúdo e Lógica Fuzzy, Aplicação de Técnicas de Data Mining em Banco de Dados Multimídia, Aplicação e Proposição de novas Técnicas de Data Warehousing, Manipulação de Banco de Dados Multimídia através da Web, Autoria Multimídia, Ambientes de Suporte à Educação a Distância.
Interação Humano-Computador - a área de IHC se refere aos modelos de interação desenvolvidos para sistemas computacionais, devendo esses considerar os modelos mentais dos usuários para obter sucesso em seus objetivos. Os principais tópicos investigados são: design pattern para IHC, métodos de avaliação de usabilidade, contextualização do desenvolvimento de software e seu uso, o e-learning para a promoção do aprendizado ativo significativo e outros tópicos relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas computacionais interativos.
Orientadores:
Engenharia de Software
Prof. | Tópicos de Interesse |
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Daniel Lucrédio | Reuso de Software, Desenvolvimento Dirigido a Modelo, Engenharia de Software baseada em Componentes, Ferramentas CASE, Repositório de Sistemas |
Delano Medeiros Beder | Engenharia de Software, Tolerância a Falhas (Tratamento de Exceções), Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Jogos Educacionais |
Fabiano Cutigi Ferrari | Engenharia de Software, Tolerância a Falhas (Tratamento de Exceções), Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Jogos Educacionais |
Valter Camargo | Engenharia de Software, Frameworks, Orientação a Aspectos |
Banco de Dados
Prof. | Tópicos de Interesse |
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Marcela Xavier Ribeiro | Mineração de Imagens, Processamento Gráfico (Graphics), Banco de Dados. |
Marilde Terezinha Prado Santos | Modelagem de Dados, Ontologias, Web Semântica, Mineração de Dados, Data Warehousing, Information Retrieval, e Aplicações Multimídia. |
Renato Bueno |
Recuperação por Conteúdo de Dados Complexos, Indexação de Dados em Domínios Métricos, Consultas por Similaridade, Evolução Temporal de Dados Métricos e Visualização de Bases de Dados. |
Ricardo Rodrigues Ciferri | Bancos de Dados Espaciais, Sistemas de Informações Geográficas, Data Warehousing, Bancos de Dados Biológicos, Bioinformática. |
Prof. | Tópicos de Interesse |
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Júnia Coutinho Anacleto | IHC, elearning, Design Patterns, Usabilidade, Acessibilidade. |
Vania Paula de Almeida Neris Luciana Aparecida Martinez Zaina |
Interação Humano-Computador, Design de Sistemas Flexíveis, Semiótica. User experience (UX) e métodos ágeis, UX e start-ups, cognição distribuída, end-user development, design e avaliação de sistemas computacionais interativos |