Obrigatoriedade da indicação de agradecimento à CAPES e demais agências de fomento em artigos publicados

A CAPES publicou portaria indicando a obrigatoriedade dos artigos publicados terem agradecimento específico a CAPES. A Coordenação do programa lista abaixo a forma recomendada e correta para colocar os agradecimentos no artigo. Há um formato específico que deve ser seguido

Em reunião da CPG do PPGCC foi indicado que todos os artigos publicados por alunos e docentes do PPGCC, mesmo de alunos sem bolsa CAPES, devem ter o agradecimento à CAPES. Isso se deve ao fato do PPGCC ser apoiado pela CAPES e por conseguinte todos os autores docentes credenciados no PPGCC também usufruem deste apoio, mesmo que indiretamente.

>>> FORMATO DO AGRADECIMENTO <<<

Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3o Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001".

"This study was financed in part by the Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001".

A coordenação sugere também se agradecer todas as agências de fomento que aluno, orientador e demais autores tiveram auxílio ao longo de sua pesquisa, em particular CAPES, CNPq e FAPESP. Um exemplo abaixo.

Acknowledgments
This work has been supported by the following Brazilian research agencies: FAPESP, CAPES, CNPq, INEP, and FINEP. The second author is funded by the grant #2011/23904-7, São Paulo Research Foundation (FAPESP).