Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador

Abrange tópicos relevantes à pesquisa e desenvolvimento de conceitos, metodologias e técnicas em Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano-Computador. Os principais projetos que têm sido abordados atualmente nesse contexto estão relacionados abaixo.

Engenharia de Software - os projetos enfocam: Teste e Validação de Sistemas, Qualidade de Software, Engenharia Reversa e Reengenharia de Software Orientadas a Objetos, Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos, Engenharia de Requisitos de Software, Paradigma Transformacional de Desenvolvimento de Software, Ferramentas e Técnicas para desenvolvimento de software, Reutilização de Software e Desenvolvimento de Software na Computação Ubíqua.

Banco de Dados - neste tema são abordados a Recuperação de Informação em Banco de Dados Multimídia envolvendo Busca por Conteúdo e Lógica Fuzzy, Aplicação de Técnicas de Data Mining em Banco de Dados Multimídia, Aplicação e Proposição de novas Técnicas de Data Warehousing, Manipulação de Banco de Dados Multimídia através da Web, Autoria Multimídia, Ambientes de Suporte à Educação a Distância.

Interação Humano-Computador - a área de IHC se refere aos modelos de interação desenvolvidos para sistemas computacionais, devendo esses considerar os modelos mentais dos usuários para obter sucesso em seus objetivos. Os principais tópicos investigados são: design pattern para IHC, métodos de avaliação de usabilidade, contextualização do desenvolvimento de software e seu uso, o e-learning para a promoção do aprendizado ativo significativo e outros tópicos relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas computacionais interativos.