Inteligência Artificial

Concentra-se no projeto e desenvolvimento de sistemas inteligentes enfocando principalmente a aquisição e representação do conhecimento, a lingüística computacional e a automação industrial.

Aquisição e Representação de Conhecimento – neste tema são tratadas questões relativas ao aprendizado de máquina, à representação e processamento do conhecimento e mineração de dados. Os tópicos investigados incluem modelos gráficos probabilísticos, sistemas fuzzy, sistemas fuzzy genéticos. O tópico de aprendizado de máquina é investigado usando abordagens variadas: aprendizado estatístico, simbólico, neural, genético e bayesiano. A possível integração entre paradigmas variados (simbólico, conexionista, nebuloso, probabilístico e genético) é explorada em todos os contextos relacionados aos sistemas inteligentes em foco.

Processamento de Línguas Naturais - Neste tema, o objetivo principal é explorar modelos e técnicas para a construção de sistemas computacionais voltados ao processamento de textos escritos em língua natural, tais como sistemas de recuperação de informação em páginas web ou tradução automática. As pesquisas atuais contemplam, sobretudo, a aplicação de aprendizado de máquina no processamento automático das línguas portuguesa e inglesa.

Automação Industrial - desenvolve projetos relacionados à estratégia de automação envolvendo simulação, controle e automação de sistemas produtivos (processos discretos e contínuos) e a aplicação de técnicas de IA nesse contexto. Os temas abordados são: modelagem de sistemas produtivos com redes de Petri; planejamento e controle da produção baseado em simulação; programação da produção baseada em lógica fuzzy e técnicas de busca informada; sistemas especialistas para auxílio à tomada de decisão no planejamento e controle da produção; projeto de sistemas automatizados de manufatura (linhas de transferência flexíveis e FMS), robótica móvel, assim como os demais temas relacionados a sistemas de produção projetados sob a ótica de sistemas inteligentes.