Processamento de Imagens e Sinais e Arquitetura de Computadores

As pesquisas desenvolvidas nessa linha abordam o processamento de imagens e sinais e arquitetura de computadores de forma ampla, desde o desenvolvimento de algoritmos e sistemas computacionais até as arquiteturas de computadores dedicados e de alto desempenho.

Processamento de Imagens e Sinais – esse tema abrange as metodologias de técnicas estatísticas de reconhecimento de padrões, análise multiescala e wavelets, projeções em conjuntos convexos e redes neurais. As aplicações têm sido voltadas à imagens médicas 2D e 3D (CT, MRI, raios-X, Ultrassom, Mamografia e Tomossíntese), microscopia, imagens faciais, visão computacional, sensoriamento remoto e imagens agrícolas. 

Arquitetura de Computadores – nesse tema se incluem os projetos envolvendo circuitos reconfiguráveis, FPGAs, DSPs, GPUs, clusters, e sistemas distribuídos. As aplicações têm enfocado implementação de processamento paralelo e reconfigurável, computação de alto desempenho, sistemas embarcados, sistemas de aquisição de informações 3D, ambientes virtuais distribuídos e multimídia.