Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores

Essa linha de pesquisa aborda a pesquisa e o desenvolvimento de conceitos, metodologias e técnicas em sistemas paralelos e distribuídos, redes de computadores cabeadas e sem fio, sistemas multimídia e Internet, Computação Ubíqua e Middleware e Aplicações para TV Digital. Os projetos conduzidos enfocam os tópicos descritos a seguir.

Sistemas Paralelos e Distribuídos - Aplicações de alto desempenho: processamento de grandes volmes de dados, aplicações em BigData. Computação em nuvem (cloud computing). Computação paralela e distribuída: infra-estrutura, escalonamento, serviços, avaliação de desempenho em ambientes multiprocessados e de multicomputadores, incluindo computação em grade; Especificação, Verificação, Implementação e Testes de Sistemas Distribuídos e Protocolos de Comunicação; Sistemas Operacionais Distribuídos e de Tempo Real; Modelagem e avaliação de desempenho de sistemas computacionais paralelos e distribuídos.

Redes de Computadores - Redes sem fio: infra-estrutura, segurança, mobilidade, redes de sensores; Metodologias e Técnicas de Concepção, Análise e Projeto de Redes de Computadores com fio e sem fio.

Sistemas Multimídia e Internet - Personalização e privacidade na Internet;
Modelos e Ferramentas para Sistemas e Aplicações Multimídia/Hipermídia Distribuídas, Sistemas Colaborativos e de Ensino a Distância.

Computação Ubíqua e Pervasiva
 - Os termos Computação Ubíqua e Pervasive Computing referem-se a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação sem fio, que se integram naturalmente à atividade humana. Por tratar-se de um tema multidisciplinar, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas em Computação Ubíqua e Pervasiva, no âmbito do PPG-CC, envolvem alunos e professores ligados às áreas de Sistemas Distribuídos e Redes (SDR), Engenharia de Software (ES) e Banco de Dados (BD). Atualmente há projetos direcionados para o domínio da Telemedicina, que contam também com a participação de alunos e professores do Curso de Medicina da UFSCar.

TV Digital - Middleware e Aplicações - Personalização e privacidade em ambiente de TV Digital; Sistemas de Ensino em TV Interativa; TV Digital e Redes domésticas; Acessibilidade.