Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar possui uma infraestrutura completa com laboratórios de apoio para as principais áreas da Computação. O programa coordena projetos CAPES/PRINT em parceria com universidades nos Estados Unidos, Espanha, França, Holanda e Reino Unido, que permitem a oferta de mais bolsas de doutorado sanduíche, diversas missões de trabalho no exterior e o recebimento de pesquisadores do exterior como visitantes no PPGCC. O programa possui diversas parcerias com a indústria, tais como Ericsson, Telefônica, B2W Digital e também com startups como Birdie.ai, Via Maker e Gamers Club. Além disso, docentes do Programa têm participado e liderado projetos de âmbito internacional em parceria com países da União Europeia e Estados Unidos, propiciando relevantes trocas e intercâmbios de pesquisadores.

 

Os alunos do PPGCC podem realizar pesquisas tanto no Câmpus São Carlos quanto no Câmpus Sorocaba.

 

O Programa atua prioritariamente nas seguintes linhas de pesquisa:
Aprendizado de Máquina
Arquitetura de Computadores
Automação Industrial
Banco de Dados
Computação Ubíqua e Pervasiva
Engenharia de Software
Inteligência Artificial
Interação Humano-Computador
Processamento de Imagens e Sinais
Processamento de Línguas Naturais
Redes de Computadores
Sistemas de Automação e Robótica
Sistemas Multimídia e Internet
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Sistemas Reconfiguráveis em Hardware para Aplicações em Tempo Real

 

O ingresso será condicionado à existência de vagas para orientação por parte de um orientador, e será baseada na análise do curriculum vitae da(o) candidata(o), de seus históricos escolares, de seu plano de pesquisa e das cartas de recomendação e ocorre em regime de fluxo contínuo com inscrições exclusivamente via internet.

 

Caso o candidato não apresente carta de aprovação de professor do programa no ato da inscrição, a coordenação encaminhará a documentação do mesmo a possíveis orientadores. Havendo interesse, esse candidato será incluído na seleção.

 

Em relação a bolsas, o PPGCC possui cotas institucionais de bolsas de doutorado, que são repassadas aos alunos com base no mérito acadêmico. Contudo, espera-se que alunos e docentes submetam seus pedidos de bolsa diretamente à FAPESP (http://www.fapesp.br/261).

 

Documentos necessários para inscrição:

  • Formulário de inscrição online (atente-se a estar com os documentos a seguir em formato compatível antes de iniciar o preenchimento) - Acesse aqui
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Curriculum-vitae modelo Lattes;
  • Comprovante de endereço
  • Diploma de curso superior;
  • Diploma de mestrado ou declaração de matrícula em curso de mestrado. O candidato que não tiver concluído o mestrado pode apresentar declaração de matrícula, mas deverá apresentar, caso seja selecionado, comprovante de defesa no ato da matrícula;
  • Histórico escolar do curso de graduação e do mestrado;
  • Duas cartas de recomendação de profissionais com título de doutor ou mestre. A carta de recomendação deve ser feita em formulário próprio do PPGCC e deve ser enviada por e-mail diretamente para a secretaria do programa - Acesse o modelo
  • Foto padrão 3 x 4, recente;
  • RG e CPF;
  • Certificado de Reservista ou de Dispensa (Somente para candidatos do sexo masculino);
  • Termo de ciência do Regimento Geral dos Programas de Pós Graduação da UFSCar e Regimento Interno do PPGCC.
  • Carta de aceite de orientação (quando houver) do possível orientador;
  • Projeto de Pesquisa em conformidade com o formato estabelecido pela FAPESP, disponível em http://www.fapesp.br/253 (tal compatibilidade tem como objetivo estimular solicitações de bolsas de Doutorado junto à FAPESP).  O projeto de pesquisa deve ser encaminhado preferencialmente com carta de aprovação de professor do programa de doutorado do PPCCC e declaração de disposição e interesse em orientar a(o) candidata(o).